PUBLICAÇÕES

Capa%20livro%203_edited.jpg

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS E FUNDAMENTOS DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS

Esse livro é um texto didático completo de Resistência dos Materiais, englobando todos os tópicos típicos, como análise de componentes estruturais de barras e vigas, fenômenos de início de plastificação e flambagem, métodos de energia etc. Adicionalmente, o texto contém tópicos gerais de Mecânica dos Sólidos, em uma visão tridimensional das equações gerais cinemáticas, constitutivas e de equilíbrio.
É um texto adequado a disciplinas de graduação em Engenharias Mecânica, Civil, Produção Mecânica, Naval e outras que necessitem os fundamentos de mecânica dos sólidos.
Todo o texto foi elaborado de forma a apresentar um máximo de clareza e detalhamento nas deduções matemáticas e explicações, apoiadas por 130 exemplos completamente detalhados, 
mais de 700 figuras explicativos e
cerca de 800 exercícios propostos com resposta.
Acompanha um volume auxiliar com os gabaritos dos exercícios propostos, para auxílio ao professor. 

MATERIAIS COMPOSTOS E ESTRUTURAS-SANDUÍCHE - PROJETO E ANÁLISE

O livro apresenta uma visão abrangente dos aspectos envolvidos no projeto e análise estrutural de componentes de materiais compostos laminados reforçados por fibras. São considerados os principais fenômenos físicos desse tipo de componentes: comportamentos estáticos e dinâmicos, estabilidade, termoelasticidade e efeito piezomecânico. Os métodos usados vão desde soluções analíticas de problemas clássicos até o Método de Elementos Finitos para a modelagem de placas e cascas laminadas.

A apresentação é feita de forma gradual, começando por situações simples, e evoluindo para os problemas mais completos. A ênfase didática se manifesta também numa profusão de exemplos bem detalhados e listas de exercícios. Isso permite que o material possa ser usado eficientemente em disciplinas de graduação e de pós-graduação.

Tenha acesso à capítulos e amostras do livro na imagem ao lado.

Capa Livro 01.jpg
Capa livro02.jpg

O MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS APLICADO À MECÂNICA DOS SÓLIDOS

O livro apresenta a mecânica dos sólidos computacional através do Método de Elementos Finitos, aplicados toda uma série de problemas e fenômenos físicos: barras, vigas, elasticidade, transferência de calor, dinâmica e plasticidade. São incluídas as formulações e a fundamentação matemática.

A apresentação é feita de forma didática, a partir de situações simples, gradualmente evoluindo para os problemas mais completos. A ênfase didática se manifesta também numa profusão de exemplos bem detalhados e listas de exercícios. Isso permite que o material possa ser usado eficientemente em disciplinas de graduação e de pós-graduação.

Tenha acesso à capítulos e amostras do livro na imagem ao lado.

FUNDAMENTOS DA MECÂNICA DAS ESTRUTURAS

Este livro aborda assuntos essenciais à mecânica das estruturas sob um ponto de vista moderno, escrito de forma simples, mas rigorosa. Destinado a cursos de graduação, cursos de pós-graduação e profissionais que procuram revisitar a área, o texto enfatiza o entendimento de conceitos.
O texto parte das relações fundamentais da mecânica dos sólidos, i.e., as relações de equilíbrio, cinemáticas e constitutivas. Essa fundamentação é aplicada a problemas importantes de Mecânica Estrutural, como flexão de vigas, de placas e de cascas, tanto homogêneas quanto laminadas.
Toda a fundamentação matemática necessária é detalhada no próprio texto, como cálculo variacional, princípio dos deslocamentos virtuais, métodos dos resíduos ponderados e de Ritz, teoria de geometria diferencial, séries de Fourier e o método de elementos finitos.

Capa-livro_2.jpg
CapaSolucao3_page-0001.jpg

SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS PROPOSTOS EM FUNDAMENTOS DA MECÂNICA DAS ESTRUTURAS

Este livro traz, em detalhes, as soluções dos problemas propostos no final de cada capítulo do livro Fundamentos da mecânica das estruturas, do mesmo autor e da mesma editora. São 201 problemas ao todo. As soluções podem ser usadas pelo leitor para verificar seu grau de compreensão sobre o conteúdo do livro texto. Repletas de explicações, elas também retratam nuances que instigam reflexões complementares.